Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2861.html


Robô para compreender o cérebro humano

Esta experiência parece um pouco abstracta, mas é assim que pensa Gerald Edelman, que elaborou o projecto e também já ganhou um prémio Nobel. Segundo Edelman, ''a consciência não é algo de concreto, mas antes um processo que muda ao longo do tempo, mesmo em fracções de segundo''.

O robô utilizado nesta experiência, o NOMAD (Neurally Organized Mobile Adaptive Device), desenvolvido no Neurosciences Institute , funciona de maneira adaptativa reagindo aos objectos brilhantes, impulsos eléctricos e alguns sons. Equipado com rodas que garantem a sua mobilidade, o NOMAD ''habita'' uma área cheia de caixas decoradas com fitas e pontos brilhantes.

Ao iniciar a sua ''vida'', o NOMAD não tinha nenhuma instrução em especial, vindo a aprender com a experiência baseando-se nas diferentes características dos blocos e, com a sucessiva exposição aos blocos, ele acabou por desenvolver uma preferência por aqueles que mais lhe agradaram.

Desse modo, segundo os cientistas, os circuitos do NOMAD foram-se adaptando ao longo do tempo aos blocos que mais gostavam, de uma maneira semelhante ao que acontece com os humanos ao longo do tempo.


Voltar à página anterior

Página principal