Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2842.html
Computador com selecção natural
O sistema de computador que foi desenvolvido pelos cientistas Jordan Pollack e Hod Lipson da Universidade Brandeis no Massachusetts, foi programado com o intuito de desenvolver um robô capaz de percorrer uma determinada distância em cima de uma mesa.
No entanto o computador teve de aprender por si só qual o melhor design para o robô que melhor cumpriria a tarefa. Através de um processo semelhante à selecção natural, o computador tentou vários designs diferentes aprendendo com os próprios erros e construindo melhores unidades. Deste modo, foram criadas centenas de gerações de robôs até se chegar ao modelo que cumpriu o objectivo.
Para a criação dos robôs foram fornecidos ao computador objectos simples, como cabos, actuadores e pequenos rolamentos, tornando o processo mais simples. Segundo Jordan Pollack, ''o computador gerou mecanismos móveis que causaram uma certa surpresa, uma vez que nenhum ser humano se lembrou de tais designs''.
Entretanto alguns cientistas já vêem aplicações deste tipo num futuro não muito distante. Yoseph Bar-Cohen, cientista de robótica do Jet Propulsion Laboratory da NASA , espera que computadores deste tipo venham a ser utilizados no espaço, onde enviar-se-iam os materiais de construção, deixando a evolução das construções a cargo do sistema.
Voltar à página anterior
Página principal