Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2746.html


Mac sueco a 1.2GHz

A empresa sueca Xtrem está a adaptar a tecnologia da Apple, nomeadamente o PowerMacintosh G4, conseguindo que a velocidade de processamento passe de 500MHz para 1200 MHz, e tenciona lançar o seu computador no mercado em 2001.

A Xtrem, baseada em Estocolmo , afirma que o seu XtremMac G4 1200 MHz , que inclui uma motherboard G4 da Apple, será capaz de atingir 2 mil milhões de cálculos de vírgula flutuante por segundo.

No entanto o XtremMac está ainda em desenvolvimento, não existindo sequer um protótipo a correr à velocidade de 1,2 GHz que a empresa tenciona atingir, sendo as fotos exibidas no site imagens criadas artisticamente.

Segundo a Xtrem o seu computador tem como grande mais-valia o facto de acelerar todo o sistema e não apenas o processador para obter melhores desempenhos: a memória, os gráficos e discos funcionam a uma velocidade superior à que é apresentada nos computadores da Apple, usando um arrefecimento especial que não necessita de ventoinha e o Super Silent Drive (SSD) que diminui o barulho do hardware.

A Apple não licenciou o seu hardware à Xtrem o que pode vir a constituir um penoso processo em tribunal e o facto da Xtrem pretender usar nos seus computador o Mac OS sem consentimento da Apple pode agravar a situação. Até agora a Apple ainda não tomou qualquer posição sobre as intenções da sueca Xtrem.

O XtremMac G4 será inicialmente colocado à venda on-line, suportando até 1.5GB SDRAM num novo sistema bus a 150MHz; um interface SCSI com dois canais (Ultra 160+ SCSI RAID) que atinge 320Mbps de transferência de dados e cinco drives internas configuráveis até 367GB.


Voltar à página anterior

Página principal