Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2726.html


Contentores nucleares mais seguros

Uma equipa de pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e Japão revelaram que contentores de material cerâmico podem ser uma solução mais viável para o armazenamento de resíduos nucleares com mais segurança.

Actualmente, os resíduos nucleares são armazenados em contentores fabricados com um tipo de vidro, que por sua vez são colocados num outro recipiente em aço inoxidável. Este material tem uma duração média de vida de 100 anos, uma vez que a sua estrutura atómica é afectada ao longo do tempo pela radiação do material que desloca os átomos das suas posições fazendo-os colidir, vindo a provocar fissuras e consequentes vazamentos.

Entretanto, a solução encontra pelos cientistas do Departamento de Materiais do I mperial College of London a partir de uma simulação em computador, é a utilização de uma material com uma estrutura atómica mais desordenada, permitindo que os átomos mudem de posição mais facilmente sem prejuízo para a estrutura do material.

Um dos elementos avaliados foi o zirconato de érbio, que foi exposto ao gás xénon para testar a sua resistência a radiação. Como esperado, o material teve uma boa performance uma vez que a sua estrutura cristalina permite o deslocamento dos átomos deixando a estrutura intacta.


Voltar à página anterior

Página principal