Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2699.html
Laser com material orgânico
Segundo um comunicado da Lucent Technologies , o seu laboratório de pesquisa e desenvolvimento Bell Labs, desenvolveu um laser que é parcialmente constituído por matéria orgânica, esperando a Lucent que este venha a ter uma grande utilização no mercado em várias aplicações.
Os cientistas desenvolveram o laser orgânico criando inicialmente cristais de tetraceno, uma molécula orgânica constituída por quatro anéis de benzeno interligados, que são muito bons condutores de electricidade.
Segundo a empresa, para o funcionamento deste laser, os cientistas excitam os cristais até que estes comecem a emitir luz, depois esta luz é reflectida sucessivamente entre espelhos até que sejam produzidos raios luminosos amarelo- esverdeados.
Bertram Batlogg, cientista chefe da Bell Labs afirmou que ''anteriormente os pesquisadores pensavam que não era viável a criação de materiais orgânicos capazes de conduzir a corrente necessária para alimentar um laser, mas o tetraceno é um dos mais puros semicondutores orgânicos, possuindo as propriedades ideais para a utilização em lasers''.
Voltar à página anterior
Página principal