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Napster não prejudica mercado musical

Um estudo levado a cabo pela Jupiter Communications revela que, apesar das recentes polémicas levantadas pela indústria musical americana, a Internet contribuirá para o aumento das vendas.

O estudo revela que os utilizadores de programas de troca de ficheiros musicais, como o Napster e Gnutella, não vão provocar diminuição das receitas da indústria discográfica. Um dos argumentos apresentados recentemente pela RIAA , afirmando que a utilização do programa Napster prejudicava as vendas de CDs, é mesmo contrariado pelo estudo, uma vez que os dados referem que 45% dos utilizadores da rede Napster tem mais tendência para aumentar os gastos em música do que o público que não o usa.

O estudo refere que a indústria discográfica poderia aumentar significativamente os seus lucros se optasse por uma política de licenciamento das músicas on-line, em vez da actual estratégia de litígios contra empresas como a Napster.

Baseada no estudo, a Jupiter aconselha o uso dos serviços de subscrição, num formato de comercialização em que não se paga por download de ficheiro mp3 mas sim por mensalidade. Propõe ainda uma aposta efectiva na qualidade dos ficheiros e na protecção contra vírus informáticos para a captação dos utilizadores da Napster.

O estudo da Jupiter aponta para um total de vendas, de música on-line nos Estados Unidos, que poderá atingir a quantia de 5,4 mil milhões de dólares em 2005, representando um quarto de todo o mercado musical dos Estados Unidos.


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