Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2671.html


Concurso para UMTS antecipado

O Governo português decidiu antecipar o concurso público para a atribuição das licenças para os telemóveis de terceira geração, que irão utilizar a tecnologia UMTS (Universal Mobile Telecommunications System), que permite a transmissão de dados, voz, vídeo e áudio, em banda larga, a velocidades da ordem dos 2Mbits por segundo, através da rede fixa, móvel e satélite.

Segundo o Diário Económico (DE), as receitas das licenças correspondem a 80 milhões de contos, 20 milhões de contos por cada licença (a atribuir a 4 operadoras).

A abertura do concurso será feita a 2 de Agosto e terminará a 20 de Setembro. As licenças serão emitidas dois meses depois e irão vigorar por um período de 15 anos. A antecipação do calendário obriga os operadores a preparar as suas candidaturas num prazo de um mês e terão cerca de um ano para preparar toda a infraestrutura necessária para este novo serviço, dado que os novos telemóveis deverão entrar no mercado em 2002.

Ainda segundo o DE, esta antecipação deveu-se à necessidade de reduzir o défice orçamental deste ano, para que Portugal possa cumprir a meta de 1,5% estabelecida no Orçamento de Estado para 2000.


Voltar à página anterior

Página principal