InterAd ad


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec266.html


Mir reformada mais cedo

A agência espacial Russa decidiu reformar a Mir no próximo Verão, seis meses antes do que estava previsto.

A decisão de antecipar o encerramento da Mir, anteriormente previsto para Dezembro de 1999, surgiu depois de um encontro entre o director da agência espacial russa e o primeiro ministro russo. A NASA recebeu esta notíca com agrado, pois acha que isto vai permitir à Russia concentrar os seus esforços na nova estação espacial, a International Space Station.

A NASA tem vindo a pressionar a Russia para encerrar a Mir que já se encontra no espaço há 12 anos, para que possam acelerar a criação da International Space Station, que se encontra um ano atrasada em relação aos planos traçados, em grande parte devido à pouca colaboração por parte dos russos.

A Mir vai ser conduzida para uma área sobre o Pacifico Sul não povoada, para que os pedaços da estação (na sua entrada na atmosfera) não representem uma ameaça. Esta operação vai custar cerca de 600 milhões de rublos.

O primeiro módulo da nova estação espacial tem o seu lançamento previsto para a Primavera de 1999, e conta com a participação dos Estados Unidos, Russia, Europa, Canada e Japão. Os primeiros tripulantes serão dois russos e um americano.

A Mir é a estação espacial que esteve mais tempo no espaço, e tem tido um papel muito importante na investigação dos efeitos da longa permanência no espaço do corpo humano. Depois de uma colisão quase fatal com uma nave de abastecimento no ano passado, a estação foi submetida a uma série de reparações bastante dispendiosas e desde então não tem tido problemas de maior.


Voltar à página anterior

Página principal