Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2658.html


Espionagem através de imagens

Alguns sites na Internet estão a utilizar código contido num pixel (unidade básica de uma imagem) para recolher informações sobre os hábitos e preferências dos utilizadores enquanto estes navegam na Web. Geralmente, a imagem utilizada é da mesma cor que o fundo da página garantindo a sua invisibilidade.

Toda vez que o browser conecta a uma página na Internet, ele faz um pedido para carregar os conteúdos da página, como as imagens. No entanto o pedido relativo aos tais pixels é conduzido a um servidor que tem a função de recolher informações sobre os utilizadores.

É praticamente impossível para o utilizador escapar a recolha de informação através destes pixels (conhecidos como ''web bugs''), que possuem um código HTML anexado. Enquanto o utilizador pode desactivar a recepção dos ''cookies'', no caso das imagens a única maneira é desactivar a recepção de imagens pelo browser. No entanto, qualquer programa que leia HTML pode servir de meio para o funcionamento do ''web bug''.

Os browsers como o Netscape e o Internet Explorer costumam enviar informação sobre o computador e sobre o próprio usuário, e o código HTML anexado pode pedir ainda mais informações.


Voltar à página anterior

Página principal