Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2648.html


Passwords fáceis de adivinhar

Um inquérito levado a cabo pela Visa revelou que 67% das passwords escolhidas para proteger informações e dados, estão baseadas em números e palavras fáceis de adivinhar, sendo assim bastante inseguras. Segundo uma notícia da BBC , este problema permite a qualquer pessoa mal intencionada adivinhar facilmente passwords alheias.

Os dados revelam que a maioria das passwords são datas de aniversário, alcunhas, ou ainda o nome da equipa desportiva favorita. Desta forma, os utilizadores colocam-se em risco por terem escolhido passwords fáceis e intuitivas para os hackers ou criminosos poderem ''adivinhar''.

Existem também ferramentas na Internet que fazem uso de listas de passwords mais frequentes que dão acesso a informações confidencias. Aliás, sabe-se que a password da assinatura digital pessoal escolhida por Bill Clinton foi o nome do seu cão preferido.

O estudo revelou também que 19% das pessoas usam a sua própria alcunha como password para dados confidenciais, 11% escolhem a alcunha de alguém próximo, outros 11% preferem a sua data de aniversário e signo de Zodíaco, enquanto 8% escolhem a equipa favorita (como Benfica, Sporting ou Porto). Pior ainda, as passwords escolhidas são frequentemente iguais em várias contas. 51% dos inquiridos admitiram usar a mesma password em 3 ou mais serviços e 6% admite usar o mesmo código para mais de 10 serviços, aumentando assim os perigos de segurança.

A Visa recomenda que quando se escolhe uma password se deve usar combinações de números e letras maiúsculas e minúsculas.


Voltar à página anterior

Página principal