Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2637.html


Amazon fez cinco anos

A Amazon , a maior livraria virtual do mundo, fez ontem cinco anos. Apesar da desconfiança de alguns analistas relativamente às contas da Amazon, o seu presidente, Jeff Bezos , continua optimista em relação ao futuro.

Aquilo que começou num espaço pouco maior do que uma garagem, tornou-se na maior livraria virtual do mundo. Actualmente já não é só uma livraria, trata-se de um autêntica loja virtual, onde são comercializados produtos que vão desde livros, discos, vídeos, até a leilões, bricolage, software, entre outros.

Os analistas do sector não têm sido ''meigos'' para com a empresa fundada por Bezos. As últimas análises davam a Amazon como falida dentro de um ano, devido a um balanço muito fraco, má gerência e um enorme saldo negativo.

Os responsáveis da empresa desvalorizaram estes relatórios, considerando que a Amazon é o exemplo do sucesso de uma empresa na Internet. Possui mais de 20 milhões de clientes, tem que dar resposta a mais de cem encomendas por dia e está instalada em países como o Reino Unido, França e Alemanha.

O facto de continuar a dar prejuízo não é de estranhar, dado que o próprio presidente sempre mostrou a sua convicção relativamente à aposta em investimentos fortes no presente para recolher dividendos no futuro. A previsão inicial era que a empresa deveria registar prejuízos por um período de seis anos. Já só falta um.


Voltar à página anterior

Página principal