Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2631.html


Bach digital na Internet

A IBM e a Biblioteca Nacional de Berlim uniram esforços para criar o primeiro arquivo digital de Bach. Pela primeira vez as partituras originais de Johann Sebastian Bach vão estar disponíveis ao público de todo o mundo graças à Internet e à Bach Digital. Uma boa parte destes documentos manuscritos, armazenados em diferentes lugares como a Biblioteca de Berlim, estão a ser restaurados e arquivados digitalmente, utilizando técnicas sofisticadas.

O 250º aniversário da morte de Johann Sebastian Bach será comemorado com um projecto Bach Digital, que poderá ser acedido a partir da Internet. Para além de oferecer uma serie inédita de documentos históricos de Bach, também estarão à disposição dos navegantes a maioria das partituras manuscritas do compositor alemão. Todo ele, pela primeira vez, numa envolvente virtual através do website Bachdigital . No projecto também participam o Arquivo de Bach, a Universidade de Leipzig , a Biblioteca Britânica, a Biblioteca Nacional de Sajonia, a Biblioteca da Universidade de Dresden , a Universidade de Jena e a Academia Internacional de Bach em Suttgart.

O arquivo virtual possui as características de um arquivo musical real, contendo ainda secções especiais para musicólogos. Para além dos mais importantes arquivos de Bach e de instituições de investigação, os laboratórios científicos da IBM em Boblingen, Haifa, e Yorktown Heighgts também participaram no seu desenvolvimento.

Bach Digital abrirá as suas portas virtuais no próximo dia 28 de Julho, inserindo-se nas celebrações do aniversário da morte do compositor. A sua Missa em Si Menor será transmitida em directo na televisão da Igreja de Thomaskirche em Leipzig, enquanto os espectadores poderão seguir a partitura na Internet. Esta experiência é dirigida especialmente aos amantes da música e aos peritos, que poderão desfrutar de obras musicais num ambiente multimédia.

Com a transmissão em directo da Missa em Si Menor e a inauguração da biblioteca digital, os utilizadores poderão também participar na custosa restauração dos manuscritos mediante uma doação via Internet. Para além disso, prevê-se o lançamento de uma loja do museu virtual, onde o utilizador poderá comprar os manuscritos digitalizados.


Voltar à página anterior

Página principal