Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2609.html


ICP fixa acordos de interligação

O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) anunciou hoje a fixação administrativa dos preços e das condições de interligação dos serviços especiais da rede fixa para o ano 2000. É o caso de serviços como os números de informação, números verdes ou o reencaminhamento de chamadas.

Segundo um comunicado do instituto regulador, ''esta iniciativa surge no seguimento do impasse nas negociações directas entre a Portugal Telecom (PT) e os novos operadores do serviço fixo de telefone e do pedido de intervenção por parte de alguns destes últimos''.

Assim, os preços e condições de interligação no acesso a serviços especiais prestados pela PT à ONI (único acordo estabelecido até ao momento) são estendidos aos clientes dos outros operadores licenciados - números de emergência, número informativo nacional, informações internacionais, número verde e cartão virtual de chamadas - bem como o acesso dos clientes da PT aos serviços especiais fornecidos pelos outros operadores - número grátis para o chamador e cartão virtual de chamadas.

No entanto, foram fixadas algumas definições novas, não contempladas no acordo entre PT e ONI, como é o caso dos números de apoio a clientes, número universal, número de custos partilhados, reencaminhamento de chamadas e números informativos dos outros operadores licenciados.

Recorde-se que, até ao momento, os novos operadores não sabiam os preços que tinham de pagar ao operador histórico pela interligação no estabelecimento deste tipo de chamadas.


Voltar à página anterior

Página principal