Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2604.html


Grande asteróide perto da Terra

O astrónomo amador Leonard Amburgey descobriu na semana passada um asteróide de grandes dimensões (com cerca de 3 quilómetros), que vai passar perto da órbita terrestre já em Agosto.

O asteróide, que tem a designação temporária de 2000 NM atribuído pelo Minor Planet Center (que se dedica à pesquisa e monitorização de asteróides potencialmente perigosos), é considerado o maior asteróide identificado no último ano.

Apesar de este ''gigante'' não constituir nenhum perigo, o Minor Planet Center mostrou-se preocupada, pois a sua operação só o conseguiu identificar a apenas 22 milhões de quilómetros da Terra e por mero acaso, quando o astrónomo se enganou nas coordenadas de observação e encontrou o objecto celeste.

O 2000 NM estará no ponto mais próximo da Terra já em Agosto e está a ser seguido com atenção para determinar a sua trajectória precisa. Apesar de não constituir nenhum perigo e de não existir possibilidade de colisão, não se sabe se no futuro o 2000 NM poderá voltar a aproximar-se da Terra.


Voltar à página anterior

Página principal