Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2597.html


Botas impulsionadas a petróleo

O engenheiro aeronauta russo da Universidade Técnica de Aviação da cidade de Ufa , Roman Kunikov, elaborou uma botas impulsionadas a petróleo que permitem aumentar a velocidade do caminhar de uma pessoa, podendo atingir uma velocidade até 40Km/h.

As botas são constituídas por um depósito de combustível, um pequeno carburador e uma vela, pesando cada uma não mais que um quilograma.
O impulso fornecido por cada uma das botas é conseguido através de uns pistões de 30cm que, quando comprimidos pelo caminhar do utilizador, disparam, empurrando uma placa metálica que por sua vez está fixada à sola do calçado por várias molas, voltando à posição anterior depois de cada passo.

Segundo o professor Roman Kunikov, o carburador pode ser ajustado de modo a adaptar-se ao peso de cada indivíduo, e o depósito de combustível permite uma autonomia de 25 minutos.

A Universidade Técnica de Aviação na cidade de Ufa foi fundada em 1932 e foi responsável não só por projectos de defesa da antiga União Soviética, mas também por projectos relacionados com os conhecidos caças MIG.



Voltar à página anterior

Página principal