Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2580.html
ICP intervém no mercado
O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), entidade reguladora do sector das comunicações em Portugal, anunciou a intervenção administrativa sobre os preços a praticar pela Portugal Telecom (PT) na interligação com os restantes operadores.
Segundo o Diário Económico (DE), esta intervenção far-se-á devido à não conclusão dos acordos de interligação para este ano, apesar da fixação dos preços máximos em Setembro último. Os preços finais deveriam ter sido definidos em negociações posteriores entre os operadores e a PT.
Assim, Luís Nazaré, presidente do ICP, afirmou ao DE que, até sexta-feira, as regras e os preços em que a interligação se vai desenvolver ficarão definidos.
Recorde-se que, até ao momento, os novos operadores não sabem os preços que têm de pagar ao operador histórico para a interligação no estabelecimento de alguns tipos de chamadas, nomeadamente para números verdes, números azuis, números de valor acrescentado e outros tipos de números especiais. O custo de ''interligação'' é o preço que um operador de telecomunicações tem que pagar a outro pelo estabelecimento de uma chamada (exemplo: um cliente da Novis faz uma chamada interurbana para um cliente da Portugal Telecom, caso em que a Novis paga à PT um custo de interligação).
Segundo apurou o DE, para que em 2001 não se venha a passar o mesmo impasse, o ICP vai lançar em breve uma consulta aos operadores.
Voltar à página anterior
Página principal