Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2575.html


Gene do pensamento decifrado

(Lusa) - Um grupo de investigadores italianos conseguiu decifrar as funções do gene EMX-2, responsável pelo desenvolvimento do córtex cerebral , a parte do cérebro em que se desenrola o pensamento.

A equipa de cientistas, liderada por Edoardo Boncinelli, que descobriu este gene em 1990, investigou agora como funciona o córtex cerebral, graças a um estudo realizado em ratos de laboratório.

Este trabalho vai ajudar a compreender, prevenir e curar doenças neurológicas que afectam o ser humano, provocadas por defeitos no córtex cerebral, como a epilepsia ou atrasos mentais.

O córtex cerebral está dividido em várias áreas específicas: a que projecta o movimento, a que o executa, a que se ocupa de interpretar as palavras, a das imagens. Uma das descobertas realizadas por este grupo de investigadores é que o gene EMX-2 é o responsável pela subdivisão destas áreas.

O estudo revelou que os ratos que foram privados deste gene desenvolviam mais a parte dianteira do córtex (áreas associativas de pensamento abstracto), registando-se uma contracção na parte posterior (regiões visuais).

Os investigadores vão continuar com as suas experiências para descobrir se existe outro gene com uma função oposta à do EMX-2, o que permitiria decifrar por completo o mapa do córtex cerebral e do pensamento.


Voltar à página anterior

Página principal