Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2566.html


Aviões, portáteis e electricidade

Nos Estados Unidos duas empresas aéreas estão a rever as ligações eléctricas que alimentam os portáteis dos passageiros como medida extra de segurança.

Após ter verificado a sua frota de mais de 700 aeronaves, a American Airlines registou no mês passado um problema no seu Airbus A300-600 que teve que fazer uma aterragem de emergência na Irlanda devido a um problema eléctrico numa ligação de alimentação de um portátil.

O problema aconteceu quando um fio debaixo do assento entrou em contacto com a estrutura metálica causando um ligeiro curto-circuito. Seguindo este incidente um porta-voz da American Airlines, John Hotard, afirmou que '' a empresa não descobriu problemas mais graves, no entanto foram colocados isolamentos adicionais nos cabos eléctricos ''.

A United Airlines , a maior empresa aérea do mundo, também desactivou a alimentação dos portáteis no Boeing 777 depois de uma inspecção ter revelado que os cabos eléctricos não estavam apropriadamente separados dos demais fios. No entanto os ajustes na aeronave só serão feitos após a época alta do Verão, uma vez que a empresa teria prejuízos caso retirasse a aeronave do serviço.


Voltar à página anterior

Página principal