Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2563.html


Hacker colocou em perigo astronautas

Um hacker colocou em perigo os astronautas do vai-e-vem espacial em 1997 quando inundou o sistemas de comunicações da NASA . No momento que o vai-e-vem da NASA acoplava a estação espacial MIR, um hacker penetrou nos computadores que monitorizavam o estado de saúde dos astronautas a bordo da nave espacial.

Em seguida o Hacker começou a atacar o sistema de comunicações impossibilitando as comunicações do Centro de Controlo com a missão obrigando à mudança de canais de comunicação que foi feita através do recurso dos meios disponíveis na estação espacial russa.

O astronauta Michael Foale, que fazia parte dessa missão, não terá sido informado pelo centro de controlo da gravidade da situação.

A NASA tem sido alvo ao longo dos últimos anos de vários ataques que não passaram despercebidos ao público mas nunca tinham tido consequências perigosas para as missões espaciais. Só no ano passado foi alvo de meio milhão de ciber-ataques ao seu sistema. A própria NASA reconheceu que existem graves vulnerabilidades no seu centro em Houston.

Esta notícia veiculada pela BBC antecede um programa de reportagem ''Panorama'' a ser transmitido sobre a segurança informática intitulado ''Cyber Attack!'', que se debruça sobre ataques de hackers a sistemas de defesa dos Estados Unidos e do Reino Unido.


Voltar à página anterior

Página principal