Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2561.html


Robot humanóide da Honda

Depois de vários anos de desenvolvimento a Honda apresentou um robot humanóide para utilização nas tarefas do dia-a-dia.

O robot humanóide da Honda começou a ser desenvolvido em 1986 obedecendo aos requisitos de inteligência, mobilidade, e existência em conjunto com as pessoas para a execução de tarefas que não possam ser realizadas por humanos.

Tendo em conta estas características os engenheiros da Honda estabeleceram que o robot deveria ter a capacidade de deslocar-se em diferentes tipos de superfícies, decidindo-se então pelo sistema de deslocamento dos humanos: a utilização de duas pernas. Grande parte do tempo de desenvolvimento foi gasto na elaboração dos mecanismos que mais se aproximavam da complexidade das articulações humanas.

Para citar algumas das características deste robot podemos utilizar o protótipo denominado ''P3'' que possui 1,82m de altura, 210Kg de peso, velocidade de deslocamento de 2Km/h e uma autonomia de 15 minutos.

Segundo a Honda o projecto do robot humanóide ainda requer várias optimizações não só ao nível da estrutura e peso da unidade, mas também na autonomia e performance, esperando que os avanços no campo da inteligência artificial venham a contribuir largamente para isso.


Voltar à página anterior

Página principal