Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2550.html
FMD: dez vezes a capacidade de um DVD
A empresa americana Constellation 3D pretende começar no final deste ano a comercialização do seu novo disco FMD que, segundo a empresa, terá dez vezes a capacidade de um DVD (cerca de 4.7GB), esperando um aumento da capacidade para vinte vezes em meados do próximo ano. Além disso, o FMD poderá ser lido por um normal leitor de DVD após uma ligeira modificação.
O novo disco FMD (Fluorescent Multi-layer Disc) consegue armazenar mais informação que um normal DVD graças a um método que possibilita distribuir a informação por várias camadas, tendo cada uma delas a capacidade de um actual DVD. Actualmente a empresa está a fabricar FMDs com dez camadas, esperando chegar até as 100.
Num DVD a informação é armazenada na forma de concavidades e espaços, denominados ''lands'', ao longo de uma espiral que inicia no centro do disco. Um laser então lê os diferentes comprimentos entre as concavidades e espaços transformando-os em informação digital.
Nos discos FMD, as concavidades e espaços são cobertos com um material fluorescente que reflecte a luz quanto atingido pelo laser. Esta luz reflectida tem um comprimento de onda diferente do laser, o que lhe permite atravessar as camadas do disco sem ser alterada. Ao fazer a leitura, o drive faz uma filtragem, detectando somente a luz reflectida pelo material fluorescente.
Voltar à página anterior
Página principal