Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2542.html


Palm adopta novo slot para expansão

A Palm anunciou que irá utilizar os slots para expansão que utilizam a tecnologia SD (Secure Digital) que foi estabelecida pelas empresas SanDisk , Toshiba e Matsushita, ao contrário da tecnologia Memory Stick utilizada pela Sony e HandSpring, empresas que licenciam o sistema operativo da Palm.

A tecnologia dos slots de expansão SD tanto quanto os Memory Stick possibilita a integração de aparelhos desde reprodutores de MP3, câmaras digitais e PCs a computadores de mão como os Palms. A Sony acabou por entrar numa batalha com o consórcio SD, ao qual a Palm acabou por se juntar e que conta com cerca de 90 empresas. Já o grupo Memory Stick da Sony conta com cerca de 58 empresas.

A HandSpring também elaborou um slot de expansão próprio denominado SpringBoard que permite a outras empresas desenvolverem software e hardware como modems e GPS. Uma das grandes vantagens do SpringBoard é a possibilidade de ser conectado ao Handspring Visor sem utilizar energia da bateria do mesmo.

Segundo John Cooke, director de marketing da Palm, ''a tecnologia SD foi escolhida graças a segurança da mesma assim como o seu reduzido tamanho, enquanto uma placa SD possui um tamanho reduzido aproximado a um selo do correio, a SpringBoard, por exemplo, possui várias limitações devido ao tamanho ''.
Com esta afirmação pensa-se que a atitude da Palm tem a ver mais com a praticabilidade da tecnologia SD, e não a uma questão comercial com a possibilidade de prejudicar os seus parceiros.

A Sony demonstrou na PC Expo 2000 um protótipo de um PDA com um sistema baseado no Palm OS. O dispositivo ainda não possui um nome definido e, de início, não deverá ter capacidades de conexão à Internet.


Voltar à página anterior

Página principal