Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2496.html
Utilizar o Gnutella comercialmente
Um empresa norte americana de distribuição de vídeo pretende utilizar o Gnutella como veículo de venda dos seus produtos.
A empresa norte americana SightSound.com é responsável pela distribuição comercial de filmes on-line, e pretende utilizar o software Gnutella como um veículo de venda para os seus produtos.
Apesar de espantar algumas pessoas, uma vez que o Gnutella tem a fama de ser um meio de piratear não só música e vídeo como software, os responsáveis da SightSound.com estão com confiança no sucesso deste método.
A empresa pretende fazer um teste colocando à disposição no Gnutella cerca de uma dúzia de filmes da Miramax, para os quais a SightSound possui direitos de distribuição. Os filmes estarão encriptados e, depois de feito o download, o utilizador interessado terá de pagar uma licença para alugar ou até mesmo adquirir o vídeo.
Os filmes estarão sob a protecção do software Microsoft Digital Rights Management (DRM), que bloqueia a visualização do filme a menos que se consiga a licença apropriada.
A Microsoft não se encontra preocupada com os riscos da pirataria. Segundo o director de marketing da Microsoft Digital Media, Dave Foster, '' a SightSound emprega a excelente tecnologia da Microsoft para protecção dos direitos de autor contra cópia. E a disponibilização dos filmes pela empresa não irá tornar as cópias mais fáceis, somente contribuindo para a sua promoção comercial ''.
Voltar à página anterior
Página principal