Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2459.html


Vírus nos telemóveis em Espanha?

Ontem em Espanha os utilizadores de telemóveis do sistema celular pertencente à empresa Telefónica ficaram alarmados com a possibilidade de receberem uma mensagem no seu telemóvel contendo um vírus.

Na realidade o vírus denominado Timofonica é semelhante ao ''I Love You'', que causou grandes problemas há algumas semanas. O utilizador recebe um e-mail com um attachment contendo o documento Timofonica.txt.vbs, e ao abri-lo, este manda um e-mail para cada um dos endereços do Address Book do utilizador.

Até aqui nada de novo, no entanto o Timofonica também manda um e-mail para o serviço de SMS dos telemóveis da Telefónica gerando um número aleatório de seis algarismos adicionado a um código de área válido da empresa espanhola. Depois adiciona ao endereço base ''@correo.moviestar.net'' enviando a mensagem.

Apesar de tudo isto o vírus não afecta de maneira alguma os telemóveis , no entanto algumas empresas temem que este processo venha a encorajar novos autores deste tipo de vírus.

O mais sério em relação ao vírus Timofonica é o ficheiro executável ''cmos.com'' que ele deixa em disco, que apaga toda a configuração de Hardware do CMOS do computador quando o utilizador faz um Reboot.


Voltar à página anterior

Página principal