Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2454.html
Autores reivindicam direitos na Net
Em carta aberta, mais de 200 personalidades da cultura portuguesa apelam a uma posição de firmeza do estado Português em relação à questão das correntes negociações a nível europeu para a Directiva do Autor e Direitos Conexos na Sociedade de Informação.
Em causa está a forma como Portugal, actualmente na presidência da União Europeia, não tem tomado uma atitude de força no que diz respeito à defesa direitos da comunidade de autores portugueses na Internet.
Segundo o texto a directiva em causa deixa ''aberta a porta à autorização descomedida da cópia privada'' em formato digital das obras na Internet abrindo caminho ''às piores formas de pirataria'' e ''coloca em causa a sobrevivência de uma qualquer Indústria da Cultura''.
O músico dos GNR , Rui Reininho é um dos subscritores da carta aberta chegando a afirmar em entrevista à TSF que ''é um regresso à pirataria das cassetes e nós não podemos fazer nada. Eu vivo disto, não vou andar ai a roubar''. Rui Reininho afirmou ainda que ''qualquer pessoa pode fazer um download de um qualquer disco a preços fantásticos, basta comprar um gravador de 50 contos''.
Voltar à página anterior
Página principal