Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2429.html


Scanner contra drogas e terroristas

As autoridades de segurança do aeroporto de Los Angeles nos EUA estão a testar um novo Scanner capaz de detectar vestígios de produtos químicos nos documentos dos passageiros.

O princípio de funcionamento do Scanner baseia-se na inserção do documento numa ranhura onde um par de escovas faz a colecta de amostras da superfície do documento. Posteriormente estas amostras são aquecidas e vaporizadas numa câmara tendo os seus iões analisados num espectroscópio para identificação.

Os especialistas da Ion Track Instruments responsáveis pelo desenvolvimento do aparelho acreditam que quando um indivíduo manipula explosivos ou drogas, vestígios dos produtos químicos usados no fabrico ficam nas suas mãos e facilmente transportados para os documentos.

A utilização deste scanner é mais discreta que outros métodos utilizados, e a maioria dos passageiros nem sequer têm conhecimento de que seus documentos estão sendo sujeitos a análises.

Actualmente em fase de testes, as autoridades americanas esperam expandir a utilização do scanner em outros aeroportos, não só nos voos internacionais como também nos domésticos.


Voltar à página anterior

Página principal