Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2418.html
Zeppelins para transporte de carga
A empresa alemã Cargolifter está a elaborar um projecto para a fabricação de dirigíveis para o transporte de carga. O futuro modelo denominado CL160 terá a capacidade de transportar até 160 toneladas de carga.
Com 260 metros de comprimento e repleto com 500.000 metros cúbicos de hélio, o CL160 viajará a uma velocidade de 100Km/h numa altitude até 2000 metros com uma autonomia de alguns milhares de quilómetros.
Apesar da pouca velocidade, a capacidade de carga do dirigível pode vir a torná-lo uma boa opção de transporte. Segundo a empresa, o CL160 não precisará de uma pista de pouso e grandes infra-estruturas além de ter uma resistência superior aos aviões.
No entanto a Cargolifter criou um novo design para permitir o transporte de elevadas cargas. Ao contrário dos Zeppelins do início do século que apresentavam uma estrutura rígida, o modelo CL160 consiste num ''envelope'' modelado numa forma aerodinâmica com estruturas de transportes anexadas.
Só para comparação, seriam necessários três antigos Zeppelins de estrutura rígida com o mesmo tamanho do CL160 para carregar a mesma quantidade de carga que este último.
Esta técnica do ''envelope'' também é utilizada nos conhecidos ''blimps'', como o da GoodYear que sobrevoa alguns estádios Norte-Americanos fazendo publicidade.
Voltar à página anterior
Página principal