Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2414.html


Cápsula substitui endoscópio

Uma pequena cápsula contendo uma minúscula câmara poderá vir a substituir os endoscópios nos exames do aparelho digestivo.

A pequena cápsula possui as medidas de 11 mm por 30 mm contendo no seu interior uma pequena câmara, uma fonte de luz e um transmissor. Inventada pelo professor Paul Swain do Royal London Hospital, a cápsula é transportada ao longo do aparelho digestivo através dos movimentos peristálticos (movimentos naturais de contracção).

Após ingerida, a cápsula demora cerca de 24 horas para percorrer todo o aparelho digestivo. Neste tempo o paciente pode levar a sua vida normalmente, pois a câmara tem uma autonomia de seis horas e transmite as imagens para um receptor que fica preso a cintura do paciente.

Posteriormente o receptor é enviado para o hospital onde é conectado a um computador para depois serem visualizadas as imagens.

O professor Swain espera que o equipamento esteja disponível comercialmente no próximo ano. Além disso projectos futuros esperam vir a dar movimento a pequena câmara.


Voltar à página anterior

Página principal