Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2381.html
Vulcões e lava em lua de Júpiter
(Lusa) - Vulcões fumegantes e rios de lava constituem a paisagem de Io, a mais activa das luas de Júpiter, segundo revelam imagens enviadas para a Terra pela sonda Galileu.
A sonda, que percorreu durante quatro anos o sistema que inclui Júpiter e os seus 16 satélites, enviou imagens de alta resolução sobre Io, considerado o corpo mais convulsivo e vulcânico do sistema solar.
A revista Science inclui no número mais recente uma série de trabalhos sobre as observações da sonda Galileu , que confirmam a intensa actividade vulcânica que era atribuída a este satélite natural.
Io, Europa, Ganimedes e Calixto, as quatro luas maiores do planeta Júpiter, que é também o maior do sistema solar, foram descobertas pelo astrónomo italiano Galileu Galilei em 1610.
Até agora, as imagens obtidas por satélite em 1995, e outras posteriormente captadas pela sonda, não tinham proporcionado uma resolução suficiente para análise dos cientistas.
Agora foi possível constatar que Io tem um rio de lava activa gigantesco e vários vulcões que expelem continuamente colunas de vapores sulfúreos, mas foi também comprovado que a superfície desta lua é a mais jovem conhecida do sistema solar, com pouco mais de um milhão de anos.
Voltar à página anterior
Página principal