Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2351.html


Mil quilómetros/litro de combustível

Uma equipa de alunos e professores da Universidade de Coimbra está a aperfeiçoar um eco veículo para percorrer mil quilómetros com apenas um litro de combustível numa prova internacional que tem início quinta-feira em França.

É a segunda vez que a equipa do Departamento de Engenharia Mecânica leva um veículo, de produção própria, à Shell Eco-Marathon, em França, onde em 1999 o protótipo fabricado em Coimbra percorreu 613 quilómetros com um litro de combustível.

Coordenada por Pedro Carvalheira, docente especialista na área de máquinas térmicas, a equipa de Coimbra (que integra mais um professor e 12 estudantes) está agora a aperfeiçoar o sistema de injecção de gasolina do veículo.

A Shell Eco-Marathon é uma prova que visa a economia de energia em carros concebidos por equipas de estudantes e professores de universidades e liceus, que terão de percorrer com um litro de combustível o maior percurso possível, a uma velocidade não inferior a 25 quilómetros/hora.

O veículo criado em Coimbra foi testado no circuito Paul Armagnac (onde decorrerá a maratona até dia 21) em Abril, tendo atingido quase os mil quilómetros com um litro de gasolina sem chumbo, e desde Fevereiro tem sido submetido a ensaios no Aeródromo da Lousã.

Será conduzido por Luís Correia, de 14 anos (1/o piloto, de Coimbra) ou por Luís Cunha, 15 anos (2/o piloto, de Castelo Branco, que comandou o volante na prova do ano passado).

Segundo o coordenador da equipa, o primeiro piloto não pesa os 45 quilos exigidos pela organização da prova (o peso interfere na capacidade do veículo), peso que terá de atingir com um lastro.

Na maratona concorrem este ano 150 equipas de vários países, entre as quais 12 portuguesas, sendo a de Coimbra a segunda maior delegação estrangeira em prova.


Voltar à página anterior

Página principal