Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2329.html


Napster perde primeira batalha legal

A RIAA , a associação da indústria discográfica americana venceu a primeira batalha legal contra a Napster por violação direitos de autor.

A argumentação da Napster Inc. de que não era responsável pela pirataria feita pelos utilizadores de temas musicais não foi aceite. Nesta audiência preliminar o juiz recusou a alegação de que a Napster era um mero fornecedor de serviços sem responsabilidade pela utilização ilegal destes, e sendo assim a Napster Inc. esgota os meios legais para evitar o julgamento em tribunal por violação de direitos de autor.

Recentemente a Napster viu-se forçada a ter que barrar o acesso a todos os utilizadores identificados como violadores do direito de autor, depois de uma acusação dos Metallica de que as suas obras estavam a ser pirateadas na rede Napster.

O programa Napster, lançado em Agosto do ano passado, alcançou rapidamente grande sucesso pois junta duas das mais populares actividades da Internet: Sessões de chat (conversas) e download de músicas em MP3. O Napster forma redes em que os utilizadores podem trocar os seus ficheiros musicais.


Voltar à página anterior

Página principal