Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2313.html


Um jornal como portal

O jornal norte americano The Post and Courier começou a imprimir códigos de barra na sua edição em papel que após a sua leitura óptica por um pequeno scanner ligado ao computador, envia os leitores até aos sites pretendidos.

O ''The Post and Courier'' sediado na cidade de Charleston funciona assim como um portal para a Internet, exibindo na página principal os links em formato de código de barras extremamente pequenos desenvolvidos pela empresa GoCode . Com o auxilio de um leitor do tamanho de uma caneta, os leitores do jornal podem reter os endereços contidos, que são lançados nos seus browsers. Desta forma os artigos do jornal incluem vários links que podem ser lançados sem que os leitores do jornal tenham que introduzir a URL.

O problema dos custos dos scanners destes códigos (que custam 100 dólares) vai ser ultrapassado, pois o jornal vai recorrer a anunciantes que financiaram por inteiro o custo destes scanners em troca do ''privilegio'' de neles introduzir um botão (entre os cinco disponíveis) que levará os leitores para o site do anunciante.

O ''The Post and Courier'' que tem diariamente 110.000 leitores quer ser o primeiro jornal a lançar-se na era digital, tendo este sistema em teste por 100 leitores numa primeira fase, mas quer distribuir gratuitamente a mais 3000 leitores nos próximos meses.


Voltar à página anterior

Página principal