Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2303.html


Reino Unido quer vigiar Internet

O governo inglês quer ser capaz de interceptar e monitorizar todo o tráfego na Internet que seja originado ou que tenha como destino a Grã-Bretanha incluindo todo correio electrónico e mensagens encriptadas.
Este sistema de escuta na Internet britânica tem por fundamento a luta contra o crescimento do crime com a ajuda de novas tecnologias, nomeadamente na Internet, em especial no uso de correspondência electrónica encriptada em detrimento das ligações telefónicas.

Os custos da construção da ''central'' de vigilância ascendem a 8 milhões e meio de contos, e será um departamento gerido pelo MI5 (os serviços secretos britânicos), usando o nome código GTAC (Government Technical Assistance Centre).

O governo inglês alega que este sistema de vigilância seguirá tramites legais à imagem das escutas telefónicas, só sendo possível activar a ''escuta'' a um determinado individuo com a aprovação do ministério público.
O governo inglês negou que a gestão do departamento seja feita pelos serviços secretos britânicos mas antes pelo National Criminal Intelligence Service .

No entanto as dificuldades técnicas e económicas envolvidas podem inviabilizar este projecto uma vez que seria necessário ''ligar'' os cerca de 400 fornecedores de Internet à central de vigilância e o seu custo de funcionamento ascenderia a cerca de 10 milhões de contos só no primeiro ano.


Voltar à página anterior

Página principal