Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2301.html


Metallica e utilizadores do Napster

Tanto o Napster quanto outros programas similares permitem aos utilizadores partilharem ficheiros de música na Internet mantendo-se superficialmente anónimos. No entanto a informação transmitida pelo Napster é suficiente para localizar o computador do utilizador através do seu endereço IP (número que identifica o computador numa rede), sendo possível pedir ao fornecedor de acesso Internet a identificação do indivíduo.

Os advogados da banda vão pedir à empresa Napster Inc . que impeça os utilizadores identificados de usufruir do serviço. Segundo o advogado que representa os Metallica , Howard King, ''não sabemos se isto irá travar a utilização ilegal da troca de músicas pelos utilizadores, mas de certeza irá mostrar a outros artistas a possibilidade de proteger as suas obras da utilização ilegal através do Napster''.
A Napster Inc. disse que não irá proibir a troca de músicas através do seu seviço, mas irá barrar o acesso a todos os utilizadores que sejam identificados como violadores do direito de Copyright.

O advogado Howard King também representa o artista rap Dr. Dre que há algumas semanas também entrou com um processo contra os utilizadores do Napster.


Voltar à página anterior

Página principal