Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2294.html
MP3.com considerada culpada
Um tribunal norte-americano considerou a MP3.com culpada de violar os direitos de autor das editoras musicais.
O juiz que preside ao caso judicial ''Recording Industry Association of America versus MP3.com'' considerou que os serviços Instant Listening Service e Beam-it violam os direitos de autor das editoras discográficas e promete publicar um documento detalhado sobre as razões para esta decisão.
Quando a MP3.com lançou estes serviços, que permitem a um utilizador comprar um CD e ouvir de imediato as suas músicas via Internet e inserir um CD de música no PC e dispor também via Internet das músicas nele contidas, muitos analistas consideraram que a MP3.com poderia ter graves problemas legais.
Em causa poderá estar o facto da MP3.com possuir uma enorme base de dados com milhares de músicas nos seus servidores sem ter pedido autorização às editoras. A MP3.com alegou, no entanto, que os utilizadores apenas têm acesso às músicas que já possuem ou que já pagaram.
A próxima fase deste julgamento irá determinar as sanções a aplicar à MP3.com mas espera-se que a empresa de música via Internet recorra a tribunais de instâncias superiores para apresentar o seu apelo.
Voltar à página anterior
Página principal