Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2292.html
Proposta de sanções à Microsoft
A proposta do Departamento de Justiça sobre as sanções a aplicar à Microsoft será conhecida hoje.
A saga judicial ''Departamento de Justiça versus Microsoft'' terá hoje mais um capítulo quando for publicamente divulgada a proposta do Dep. de Justiça sobre as sanções a aplicar ao gigante de software.
Esta proposta foi pedida pelo juiz que já considerou que a Microsoft violou as leis anti monopólio dos Estados Unidos da América.
A proposta que será conhecida hoje será avaliada pelo juiz, tal como serão avaliadas outras propostas submetidas por pessoas ou entidades consideradas ''amigos do tribunal''.
Uma das propostas de sanções submetida por um grupo de economistas foi conhecida hoje e prevê a divisão da Microsoft em quatro empresas.
Alguns rumores indicam que o Departamento de Justiça irá propor a divisão da Microsoft em apenas duas empresas. O juiz terá a palavra final sobre as sanções a aplicar.
A Microsoft já declarou que irá apelar da decisão do tribunal e os observadores do caso prevêem que ele irá chegar ao Supremo Tribunal arrastando-se ainda por muitos meses. Alguns rumores indicam que o juiz que já considerou a Microsoft culpada poderá remeter o apelo directamente ao Supremo Tribunal sem passar pelo tribunal de segunda instância, o que poderá acelerar todo o processo.
Para além deste mega processo judicial existem outros 100 processos contra a Microsoft, iniciados por individuais e empresas, relacionados com alegadas práticas monopolistas.
Voltar à página anterior
Página principal