Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2173.html


Erro de software na Mars Polar Lander

Um documento elaborado pelo antigo oficial da NASA Thomas Young revela que um falso sinal gerado no momento em que a sonda estendia os seus apoios para aterragem levou-a a ''pensar'' que já estava em contacto com o solo, desligando os propulsores numa altitude elevada colidindo com o solo a uma velocidade de cerca de 80 Km/h.

Este relatório, apresentado na NASA, levou a uma controvérsia em torno da filosofia da instituição que teve início na década de 80, que afirma que as missões espaciais deveriam ser melhores, mais baratas e desenvolvidas mais rapidamente.
Segundo um dos chefes da NASA Daniel Goldin, a aplicação desta filosofia associada à redução de fundos levou aos trabalhadores da organização a assumir riscos desnecessários além de cortes orçamentais em áreas de teste de projectos.

Os insucessos dos projectos Mars Polar Lander e Mars Climate Orbiter (Setembro de 1999), estão a ser examinados juntamente com as sondas do projecto Deep Space 2 que também falharam mas cuja causa ainda não foi revelada.


Voltar à página anterior

Página principal