Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2047.html
Dia aberto na FEP
(Lusa) - A bengala acústica para invisuais e o submarino ''Isurus'' são alguns dos projectos em desenvolvimento na Faculdade de Engenharia do Porto que estudantes e público em geral podem conhecer até sexta-feira, no âmbito do ''Dia Aberto''.
A iniciativa visa proporcionar a todos os interessados em seguir engenharia um contacto com as actividades desenvolvidas na faculdade e uma primeira percepção das dificuldades e atractivos da profissão.
Os visitantes podem assistir a demonstrações da bengala acústica, um projecto que permite aos cegos orientarem-se em espaços públicos, da autoria de Pedro Teixeira, finalista do Curso de Engenharia Electrónica e de Computadores, em colaboração com o professor Artur Costa.
Este projecto, cujas demonstrações decorrem no Laboratório de Máquinas Eléctricas da faculdade, foi já considerado um dos 300 melhores trabalhos de investigação a nível mundial e vai ser apresentado na Expo 2000, em Hannover, Alemanha.
No Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática está exposto um veículo da classe ''REMUS'', que constitui uma das mais avançadas plataformas de operação subaquática, refere o texto de apresentação do trabalho.
Estes veículos têm o corpo central de forma cilíndrica, com cerca de 1,5 metros de comprimento e 20 centímetros de diâmetro.
O seu peso no ar é de cerca de 30 quilogramas e na água é nulo, podendo operar até à profundidade máxima de 200 metros.
Atendendo às suas características, pode ser facilmente transportado num automóvel e lançado a partir da costa ou de uma pequena embarcação, não necessitando de equipamento especial de apoio.
No que respeita a aplicações práticas, este veículo tem sido utilizado desde 1998 num conjunto de missões operacionais no estuário do rio Minho.
Voltar à página anterior
Página principal