Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec1931.html
Bragança Cidade Digital
(Lusa) - Os efeitos práticos do programa Bragança - Cidade Digital vão ser visíveis, a partir de Março, com a entrada em funcionamento da rede
informática que vai ligar diversas instituições locais, disse uma fonte ligada ao projecto.
''A associação para o desenvolvimento do programa prepara-se para proceder à adjudicação do equipamento que vai permitir activar este serviço e que, segundo as previsões, deverá estar montado e operacional até final de Março'', adiantou à Agência Lusa Alfredo Teixeira, membro da comissão.
Uma série de antenas, colocadas nos pontos mais altos da cidade de Bragança, servirão os diversos parceiros da rede através de sinais digitais, implicando um investimento que ronda os seis mil contos.
Pedir um certificado de habilitações, uma licença camarária ou qualquer outro documento, ou marcar uma consulta sem sair de casa é o que o programa também permitirá aos cidadãos, embora numa interactividade só possível em fase posterior.
No âmbito do programa Bragança - Cidade Digital estão a ser desenvolvidos 14 projectos, três promovidos pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), nomeadamente o ''maxi-pop'', que visa ligar em rede todas as escolas do ensino básico e 2º e 3º ciclos da cidade.
O IPB é ainda o responsável pelo projecto ''Rega'', o qual visa criar uma rede de informação para os agricultores, pelo que serão instalados pontos de acesso nos centros de gestão agrícola, e dispõe ainda de um fórum onde os ''homens da terra'' podem fazer oferta dos seus produtos.
A Câmara Municipal de Bragança propõe-se instalar num espaço público uma rede de computadores com informação aos munícipes e apetrechar as escolas do ensino básico do concelho com equipamento informático permitindo acesso à Internet.
O Hospital Distrital de Bragança aderiu à ''cidade digital'' para desenvolvimento do programa telemedicina e a um outro destinado ao acompanhamento de grávidas, enquanto o centro regional de Segurança Social pretende servir-se desta ''ferramenta'' para se aproximar das instituições que se encontram sob a sua alçada.
O programa Bragança - Cidade Digital'' vai ainda apoiar o desenvolvimento do projecto ''Rural-Net'', o hipermercado virtual dos produtos regionais, que permite ao consumidor adquiri-los via Internet.
Voltar à página anterior
Página principal