Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec1831.html


Ano 2000: Irão com feriado extra

(Lusa) - O governo iraniano anunciou hoje que dia 01 de Janeiro será feriado no país, de forma a ''evitar dificuldades com os sistemas informáticos'', em consequência da passagem de ano e do Bug 2000. Esta decisão foi tomada domingo à tarde numa reunião do Conselho de ministros presidida pelo chefe de Estado Mohammad Khatami, informou uma estação de rádio iraniana.

Um ''gabinete de emergência'' foi criado a semana passada junto do ministério para enfrentar eventuais anomalias nos sistemas informáticos dos centros vitais iranianos.

Segundo o ministério, todas as informações sobre a matéria serão recolhidas por este "gabinete de emergência", dirigido pelo ministro do Interior, e que terá, representantes dos diversos ministérios.

O vice-ministro do Interior Hedayatollah Aghai afirmára recentemente que "este gabinete de emergência proporcionará a troca de informações entre os diferentes centros industriais e económicos para se tomarem as decisões apropriadas".

O responsável iraniano assegurou que as medidas necessárias foram pensadas para evitar qualquer anomalia nos sistemas informáticos do sector público na passagem para o ano 2000.

Os sistemas informáticos dos aeroportos, das centrais eléctricas ou térmicas, das refinarias, dos operadores de telecomunicações e dos bancos serão abrangidos por medidas de protecção tomadas pelas diferentes entidades.


Voltar à página anterior

Página principal