Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec1817.html


Ano 2000: O bug e a União Europeia

(Lusa) - A União Europeia vai montar um centro de observação para detectar e resolver eventuais problemas relacionados com o bug do ano 2000 nas infra-estruturas e sectores básicos, informaram fontes comunitárias.

A equipa de emergência, instalada no edifício da Comissão Europeia, vai funcionar principalmente como um centro de comunicações, recebendo informações dos 15 estados membros, mais a Suíça, Noruega e Islândia, e do Centro de Cooperação Internacional para o ano 2000, sediado em Washington.

O grupo será constituído por 13 especialistas das áreas que poderão ser afectadas pelo bug 2000, como centrais eléctricas e nucleares, transportes, infra-estruturas, banca e finanças, além de peritos em aspectos legais e informática.
Para Sandy Callagan, a funcionária que vai dirigir o centro, ''é claro que algo se vai passar, mas é impossível conhecer a sua magnitude'', ainda que ''a probabilidade de uma catástrofe seja quase nula''.

O centro está equipado com geradores eléctricos autónomos, monitores de televisão, uma potente rede informática com várias ligações à Internet e equipas de comunicação.
''Estamos equipados para o pior dos cenários'', comentou a responsável. Mas também para o melhor. Um membro da equipa avisou que queria encontrar reservas alimentares e ''certos caprichos típicos das festividades'' nas instalações.

A equipa de Bruxelas vai centrar-se nos ''aspectos que tenham um impacto transfronteiriço'', apontou Callagan, facilitando o intercâmbio de informação entre os estados.
Só em casos extremos se mobilizariam outros recursos da União Europeia, em particular a coordenação da protecção civil.
Os peritos estarão em alerta desde as duas da tarde, hora de Lisboa, até ao dia 05 de Janeiro.
O Centro de Cooperação Internacional está sediado num edifício governamental dos Estados Unidos, em Washington, e foi subsidiado pelo Banco Mundial. Toda a informação recolhida sobre as eventuais consequências do bug 2000 estará disponível, em tempo real, na Internet.


Voltar à página anterior

Página principal