Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec1727.html


Serviço experimental na Telecel

(Lusa) - A Telecel apresentou quarta-feira na abertura da Expotelecom um serviço piloto de acesso à Internet a partir de telemóvel, que não será para já comercializado mas permite experimentar muitas das funcionalidades que serão disponibilizadas no futuro.

Segundo responsáveis da Telecel, está disponível o acesso ao Netc, o portal daquela operadora, e a notícias da CNN e não outros serviços porque o acesso só é possível a conteúdos numa linguagem específica e não a sites que usam o html.
Está disponível também o acesso ao correio electrónico para os assinantes do Netc.

O acesso experimental é feito através de telefones que dispõem da tecnologia WAP (Wireless Aplication Protocol), que tem vindo a ser desenvolvida pelo Forum WAP, lançado em 1998 pela Nokia, Motorola, Ericsson e Unwired Planet (hoje Phone.com) e que tem hoje 139 membros efectivos e 76 associados.
São membors do Forum WAP fabricantes de equipamentos e infraestruturas de telecomunicações, software houses, operadoras e fornecedores de conteúdos.
Segundo a Telecel, a vantagem desta tecnologia é poder ser utilizada a partir das actuais redes móveis GSM, que têm quatro milhões de utilizadores em Portugal, para aceder à Internet.
Os responsáveis daquela operadora de telefonia móvel prevêem que no final do ano 2000 todos os telefones GSM suportem a tecnologia WAP.

O serviço TeleInternet permite o acesso a um menu onde se podem consultar notícias (do Netc e da CNN) e informações da bolsa, tempo, horóscopo, restaurantes, possibilitando também jogar dois jogos.


Voltar à página anterior

Página principal