Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec1515.html


Televisão digital em debate

(Lusa) - O processo de introdução das televisões digitais na Europa vai ser o principal tema em debate, em matéria audiovisual, durante a presidência portuguesa da União Europeia, disse em Barcelos o secretario de Estado da Comunicação Social.

Salientando que a transformação tecnológica das televisões, de analógicas para digitais, vai alterar o panorama audiovisual europeu e português, Arons de Carvalho vincou que ''a televisão digital obrigara os consumidores a adquirirem novos aparelhos ou a adaptarem um conversor''.

Arons de Carvalho salientou que Portugal pudera ter, dentro de três ou quatro anos, mais 15 novos canais digitais, difundidos por via hertziana, o que - sublinhou - ''significa uma nova revolução no panorama do sector televisivo nacional e no dos meios de comunicação social em geral''.

Considerou que a revolução digital se alargara, também, ao sector da rádio, que passará a emitir com som de melhor qualidade, proporcionando ao mesmo tempo o aparecimento, num pequeno ecrã, de informações úteis sobre o tema ou a letra de uma canção, sobre o transito ou a meteorologia.
''O sistema DAB - Digital Audio Broadcasting - será uma enorme mudança para as rádios, tal como o foi o aparecimento do FM'', salientou. As mudanças na comunicação social abrangem, em terceiro lugar - apontou - as redes globais da Internet, ''onde, cada vez mais, surgirão jornais e outras publicações exclusivamente digitais, e que permitirão ao leitor passar a ler o jornal no computador, em casa e logo de manha, como se fazia antigamente''.


Voltar à página anterior

Página principal