Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec1185.html
Ratos controlam braço de robô
Cientistas da MCP Hahnemann University School of Medicine na Filadélfia puseram ratos a controlar um braço de robô, usando apenas o cérebro.
Segundo estudo publicado na revista Nature Neuroscience , cientistas treinaram ratos para obterem água pressionando uma pequena alavanca; enquanto os ratos executavam esta tarefa, os cientistas analisaram (utilizando um novo modelo matemático para analisar a células do cérebro) e gravaram a actividade associada com o movimento das patas.
O próximo passo foi ligar o cérebro do rato a um computador (por sua vez ligado ao braço robótico), através de eléctrodos. Os ratos, depois de ligados, continuaram a utilizar a alavanca para obter água, apesar de já não ser necessário. No entanto, passado um período inicial, alguns ratos aprenderam que podiam obter água utilizando apenas o cérebro.
Esta não é a primeira vez que se consegue ligar um cérebro a uma máquina, mas até agora isso tinha sido conseguido através de ligações feitas em membros amputados ou na superfície do couro cabeludo.
Apesar dos obstáculos que ainda falta suplantar, com esta nova técnica, abrem-se possibilidades para que as pessoas possam controlar próteses através da mente, especialmente aqueles que sofrem de problemas na espinal medula ou doenças motoras.
Voltar à página anterior
Página principal