O maior arquivo do mundo está disponível desde a semana passada na Internet. Permite ao utilizador comum ou investigadores encontrar, tudo ou quase tudo, que se fez na Web nos últimos 5 anos.
O Wayback Machine, assim se chama o arquivo, engloba mais de 10 mil milhões de páginas, incluindo milhares que ao longo dos anos desapareceram. A ideia é possibilitar, de forma gratuita, o estudo da sociedade norte-americana desde 96, mas também a própria evolução da World Wide Web.
Exemplos do que se pode encontrar não faltam. Desde os mais recentes acontecimentos nos Estados Unidos, até ao acompanhamento da evolução gráfica do Yahoo ao longo dos anos.
O arquivo é actualizado de dois em dois meses. Os dados (mais de 100 terabytes alojados em 300 computadores) estão ordenados por ordem temática ou cronológica. Como termo de comparação, este arquivo Web tem cinco vezes mais informação que a Library of Congress, considerada uma das bibliotecas mais completas do mundo.
''Não sabemos ainda exactamente como é que todos estes anos vão ser usados'' afirmou Brewste Kahle, o mentor do Wayback Machine. ''Suspeitamos que as pessoas vão chegar à procura das suas páginas e ver mesmo se conseguem obter cópias de coisas que pensavam já ter perdido'' acrescentou.
Por enquanto impera a curiosidade. Desde que está on-line, é praticamente impossível conseguir aceder ao arquivo.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação