DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Automóveis com e-mail 'mãos livres'

Sony lança novos Aibo

Mercedes: mais Net nos seus carros

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  19/10/2001 - Paula Cardoso Enviar por email   Versão impressora
POD: um carro de 'humores'
 
  POD: um carro de 'humores'

Chama-se POD e vai ser apresentado a 27 de Outubro no Tokyo Motor Show. Foi desenvolvido pela Sony e Toyota para mostrar emoções e aprender com a experiência do condutor.

O automóvel está equipado com sensores biométricos que permitem analisar o ''estado de espírito do condutor'' e aprender a forma deste conduzir.

Se, por exemplo, detecta que o dono vai depressa demais (através do grau de aceleração, distância para o carro da frente, pulsação cardíaca e respiração) o POD de imediato coloca um aviso no monitor do tablier. Ou então passa música relaxante e liga o ar condicionado, para o condutor se acalmar. Mas, se o dono está bem disposto, o POD não esquece e tira fotografias para registar o momento.

Ao perceber o modo de conduzir do dono, o POD adapta-se automaticamente ao seu estilo, como por exemplo, reforço do endurecimento da suspensão em estradas com muitas curvas ou absorventes de choque em estradas esburacadas.

imagem929 picture

No POD foi tudo pensado ao pormenor. Os engenheiros aproveitaram a experiência do cão-robot, Aibo, para um design mais amigável. A frente do automóvel foi criada para se assemelhar a uma ''face''. Os faróis são os olhos, que piscam mal o dono se aproxima do veículo; os espelhos de lado foram colocados para se parecerem com orelhas. A traseira apresenta uma antena, em tudo similar à cauda de um animal.

Se a gasolina acaba, os faróis acendem uma cor azul e é accionado um dispositivo que imita as lágrimas. Experimente travar bruscamente e o POD mostra a sua fúria através da cor vermelha.

O automóvel de 4 lugares (motor de 1.5 litros) não tem pedais nem volante. É conduzido por via de um joystick. O computador de bordo permite também que o condutor faça o download de novas músicas ou até mesmo um mapa de estradas para determinada viagem.

Os engenheiros da Sony e Toyota preparam já um novo modelo que permita ao POD comunicar via rádio com outros veículos na estrada. Seria uma forma para alertar outros condutores de determinados perigos.



< Notícia anterior
Japão: câmaras digitais para alugar
Notícia Seguinte >>
Via com suas próprias motherboards


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação