DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Comprar on-line em Portugal

Atentado afecta e-commerce

Favelas do Rio apostam na Internet

E-commerce: Portugal com pouco peso

Comércio electrónico crescerá 26 vezes

Sobreviver com comércio electrónico

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  17/10/2001 - Paula Cardoso Enviar por email   Versão impressora
E-commerce: empresários optimistas
 
 

Os empresários estão a apostar em força no comércio electrónico. Em 2001, o número de actividades bem sucedidas duplicou em relação ao ano passado, revela o inquérito anual eEurope, da Accenture.

Nem mesmo a recessão económica e a falência das dotcom desencorajou os empresários. Os analistas prevêem, inclusivé, que durante os próximos anos o comércio electrónico cresça ainda mais.

Oitenta por cento dos inquiridos afirma ter ideias de continuar a investir nos próximos anos. Para 2002, o aumento do investimento em tecnologias e estratégias de comércio electrónico vai aumentar 15 por cento comparativamente a este ano.

Daqui a 3 anos, quase metade dos empresários espera estar a explorar oportunidades no comércio que envolva o recurso a telemóveis, portáteis e PDAs.

A televisão interactiva também faz parte dos planos de 1/4 dos entrevistados e 16 por cento planeia investir no chamado comércio silencioso (através de programas de monitorização de sites na Web e que permitam identificar o perfil do consumidor).

Um dos outros dados que o estudo revela é a diminuição do fosso entre Estados Unidos e Europa. Quantitativamente, o continente europeu está pouco mais de um ano atrasado em relação ao americano.

O caso português

No continente europeu, os países avançam a diferentes velocidades, com destaque para os nórdicos que são os que mais têm investido em comércio electrónico.

Portugal, revela a Accenture, está no lote de países que começam a olhar para o sector. Actualmente, a Internet é utilizada em 27 por cento das transacções do chamado business-to-business, contra a média europeia de 50 por cento.

Apesar do atraso, os portugueses são dos mais entusiastas do mundo no que toca à importância das novas tecnologias. Noventa e sete por cento dos entrevistados diz estar ciente das vantagens do comércio electrónico. Sessenta e sete por cento confessa, aliás, ter projectos bem sucedidos na área.

O estudo, realizado durante o Verão de 2001, envolveu entrevistas a mais de 800 empresários de 25 países da Europa, Ásia e Estados Unidos. Foi o primeiro grande inquérito sobre o comércio electrónico realizado desde o início da actual recessão económica mundial.



< Notícia anterior
GForce ataca site americano
Notícia Seguinte >>
Microsoft com vídeo on-demand


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação