Durante alguns anos os cientistas interrogaram-se do porquê da quantidade de neutrinos originários no núcleo solar que chegam à Terra ser menor do que a esperada, uma dúvida que a física não conseguia dar uma explicação plausível.
Entretanto, segundo notícia da BBC, cientistas canadianos parecem estar próximos de uma explicação, sugerindo que a resposta para o ''desaparecimento'' dos neutrinos encontra-se nas próprias partículas e não no núcleo solar.
Ao percorrerem a distância entre o Sol e a Terra, os neutrinos parecem sofrer uma modificação, que não parece ser contemplada pelas leis standard do modelo físico das partículas. Apesar disso, os cientistas estão confiantes que chegarão a uma conclusão.
Esta descoberta foi feita pela utilização de um detector de neutrinos localizado a cerca de dois quilómetros abaixo da superfície numa mina de níquel em Ontário. Este detector é composto por um tanque que contém água pesada e uma série de sensores de luz à sua volta. Apesar das dimensões, o dispositivo consegue detectar uma média de dez neutrinos por dia.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação