A experiência, publicada na revista Science, foi feita pelo Dr. Kishan Dholakia da Universidade St. Andrews no Reino Unido, onde um feixe de laser helicoidal foi utilizado para rodar pequenos objectos microscópicos, nomeadamente partículas de vidro 100 vezes mais finas que um cabelo humano e até um cromossoma de rato.
A técnica utiliza um feixe de raio laser com grande precisão na sua focagem, o que consegue ''agarrar'' as pequenas partículas que podem ser transportadas de um ponto para outro.
Apesar de outras duas técnicas terem sido desenvolvidas, não apresentavam grande precisão no controlo dos objectos para além de poderem ser somente utilizadas com determinados tipos de materiais.
Segundo o Dr. Dholakia, ''a grande vantagem desta nossa nova técnica é que podemos regular a velocidade da feixe helicoidal, o que nos permite ter grande controlo sobre a rotação da partícula, para além de ser aplicável em diferentes tipos de materiais como demonstramos na experiência''.
Os cientistas esperam que está técnica venha a ser utilizada em laboratórios para elaborar diferentes tipos de testes químicos e biológicos, como a rotação de proteínas criando novas associações das mesmas podendo levar a novos medicamentos por exemplo.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação