A Vodafone anunciou ontem, dia 17 de Abril, a realização da primeira chamada de voz efectuada sobre a plataforma da rede móvel de terceira geração, mais conhecida por tecnologia UMTS (Universal Mobiles Telecommunications Systems).
De acordo com o operador britânico, que em Portugal controla a maioria do capital da Telecel, a chamada foi efectuada a partir de um protótipo de telemóvel que será utilizado no futuro. Este primeiro teste foi efectuado em conjunto com a Ericsson, um dos seus fornecedores de infra-estruturas para o UMTS.
De acordo com a BBC, a Vodafone iniciou a construção da sua rede móvel de terceira geração no Outono de 2000. O seu serviço comercial deverá estar disponível a partir da segunda metade de 2002, isto se os fornecedores de equipamentos conseguirem produzir quantidades suficientes para abastecer todos os operadores interessados por toda a Europa.
A Vodafone espera ainda assegurar a cobertura de 80 por cento da população do Reino Unido em 2007, uma exigência da licença que obteve no ano passado.
Entretanto, no início deste mês de Abril, a Vodafone lançou o seu serviço GPRS (General Packet Radio Service), que servirá de ''transição'' para a chamada terceira geração, isto porque os primeiros equipamentos móveis com tecnologia UMTS também funcionarão em GPRS.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação